DEBATES
:: ONLINE ::

com Amaranta César (professora e pesquisadora), Marcelo R. S. Ribeiro (professor e pesquisador)

mediação Janaína Oliveira (curadora e pesquisadora)

Amaranta Cesar é professora e pesquisadora em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É Doutora em Estudos Cinematográficos pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, possui pós-doutorado pela Universidade de Nova Iorque (NYU) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, é idealizadora do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira e tem participado de diversos festivais de cinema nacionais como curadora, júri e conferencista.

Marcelo R. S. Ribeiro é professor de História e Teorias do Cinema e do Audiovisual na Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Autor de Do inimaginável (Editora UFG, 2019), coordena o grupo de pesquisa Arqueologia do Sensível (http://www.arqueologiadosensivel.ufba.br/), desenvolvendo e orientando pesquisas sobre imagem, história e direitos humanos, entre outros temas. É também autor e editor do incinerrante (https://www.incinerrante.com).

Janaína Oliveira é pesquisadora e curadora. Doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), e foi Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C., nos EUA.  Desde 2009, desenvolve pesquisa sobre as cinematografias negras e africanas, atuando também como curadora, consultora, júri e painelista em diversos festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior. Em 2019 realizou a mostra “Soul in the eye: Zózimo Bulbul's legacy and the Contemporary Black Brazilian Cinema” no IFFR - International Film Festival Rotterdam. Foi também consultora de filmes da África e da diáspora negra para o Festival Internacional de Locarno (2019-2020). Atualmente é curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ), do FINCAR (Festival Internacional de Realizadoras / PE) e da Baobácine Mostra de Filmes Africanos de Recife. Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro). É idealizadora e coordenadora do FICINE, Fórum Itinerante de Cinema Negro (www.ficine.org) e foi a programadora do Flaherty Film Seminar (Nova York) em Julho de 2021.

ONLINE

03 / DEZ :: 19h