MED HONDO
:: FILMES EM EXIBIÇÃO ::

Sarraounia

  SARRAOUNIA  

  (FRANÇA/BURKINA FASO, 1986, 120’, 14 ANOS)  
  de Med Hondo  

Sarraounia é baseado em um evento real. O filme conta a história da sangrenta expedição da coluna Voulet-Chanoine que devastou toda uma região do Níger em 1899. É uma das páginas mais sinistras da epopeia colonial francesa. Sarraounia, uma jovem rainha africana, resistiu ao corpo expedicionário francês.

A rainha Sarraounia existiu e sua história foi fielmente relatada por griôs nigerianos e historiadores da mais pura tradição africana. Abdoulaye Mamani inspirou-se nela para escrever seu romance, Med Hondo para fazer seu filme.

Grand prix Étalon de Yennenga no 10º Festival Pan-Africano de Ouagadougou (Fespaco), o "primeiro grande filme épico da África Negra" (Le Monde, 26 de novembro de 1986) foi lançado em 1986 na França e exibido por apenas três semanas, apesar de uma petição assinada por Sembène Ousmane, Souleymane Cissé e Bertrand Tavernier. O filme foi relançado em 1992.

Em 2021, o Harvard Film Archive em colaboração com o Ciné- Archives está restaurando o filme no laboratório Lumières Numériques em Lyon.

PRESENCIAL

26 / NOV :: 18h

MAM

MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO

ONLINE

01 / DEZ :: 16h

DISPONÍVEL ATÉ

01 / DEZ :: 22h

APENAS NO BRASIL

ONLINE

05 / DEZ :: 18h

DISPONÍVEL ATÉ

05 / DEZ :: 23h59

APENAS NO BRASIL