MED HONDO
:: FILMES EM EXIBIÇÃO ::

Les Bicots-Negres Vos Voisins

  LES BICOTS-NEGRES  
  VOS VOISINS  

  (FRANÇA/MAURITÂNIA, 1974, 102’, 14 ANOS)  
  de Med Hondo  

Na França, há milhares deles. Eles fazem o trabalho mais difícil e degradante; eles são mal pagos. Subpagos, digamos assim. Eles vivem, em sua maioria, no que estamos acostumados a chamar de favelas, guetos.

Eles têm sido objeto de livros e estudos sociológicos que "investigam seu caso". Na televisão, vários ministros ou Secretários de Estado, diferentes lideranças europeias expressaram sua preocupação com o destino dessas pessoas no próspero, dinâmico e liberal Ocidente Cristão.

A maioria de seus líderes políticos nacionais não se importam. Sua saída de seu país de origem é muitas vezes desejada e, de fato, incentivada e organizada. São muito menos bocas para alimentar e, além disso... Quem sabe, poderiam ameaçar a ordem das coisas: o Estado Soberano. Em resumo, aqui estão eles, esses trabalhadores, os escravos dos tempos modernos, que partiram para um paraíso muito sonhado, com esperança em seus corações e estômagos vazios.

Desde 1960, seus números continuam a crescer. Os traficantes de negros estão se multiplicando entre a África e a Europa como nos bons velhos tempos. Os encontramos transportados em caminhões de máquinas de costura (fronteira italiana) ou congelados até a morte (fronteira espanhola). Mas quem são eles realmente? E por que eles estão deixando seus países de origem em tão grande número?

Cada um de nós poderia fornecer milhares de razões, múltiplas explicações, infinitas justificativas. Achamos mais apropriado, por uma vez, pedir-lhes para falar.

Este filme, classificado como um relatório fictício, tenta dar voz à opinião de Seus vizinhos, os refugiados.

Sinopse de Med Hondo, Paris, 31 de julho de 1974.

Fonte: Ciné-Archives

PRESENCIAL

28 / NOV :: 14h

MAM

MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO