DEBATES
:: ONLINE ::

com Ema Ribeiro (cineasta, fotógrafa e pesquisadora), Jamile Cazumbá (artista visual e pesquisadora)

mediação Janaína Oliveira (curadora e pesquisadora)

Ema Ribeiro, cria de Salvador, é graduanda em Cinema e Audiovisual (UFRB). Intersecciona seu trabalho dentro da fotografia e do audiovisual com outras linguagens das artes, como projeção (vj) e arte digital. Desdobra-se em seus trabalhos atravessamentos interseccionais interligados pela perspectiva afrofuturista, buscando a ressignificação a partir das imagens. Artista no projeto Práticas Desobedientes e integrante do Cineclube Mário Gusmão. É Diretora Criativa da Produtora Acessos, produtora audiovisual de impacto em Salvador. Ademais é associada à APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro. Atualmente vem desenvolvendo roteiros, ensaios fotográficos autorais e autorretratos imbricados em experimentações visuais como parte dos processos de reconhecimento identitário diaspórico.

Jamile Cazumbá é artista visual e pesquisadora, vivida no bairro da Palestina (Salvador-BA) e atual moradora do Recôncavo da Bahia. Graduanda em Museologia (UFRB), artista e coordenadora do projeto Práticas desobedientes, coordenadora e produtora do Grupo de Pesquisa e Extensão Cineclube Mário Gusmão e integra o Coletivo Angela Davis. Faz parte do corpo editorial e curatorial da revista Gravidade. Transita por diversos campos das artes, como cênicas, curadoria, produção e cinema. Atualmente dedica-se principalmente ao seu ritual-recital-performático tendo como suporte a performance, o desenho e a literatura, investigando memórias ancoradas nos corpos de mulheres negras e sua confluência com as expressões visuais.

Janaína Oliveira é pesquisadora e curadora. Doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), e foi Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C., nos EUA.  Desde 2009, desenvolve pesquisa sobre as cinematografias negras e africanas, atuando também como curadora, consultora, júri e painelista em diversos festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior. Em 2019 realizou a mostra “Soul in the eye: Zózimo Bulbul's legacy and the Contemporary Black Brazilian Cinema” no IFFR - International Film Festival Rotterdam. Foi também consultora de filmes da África e da diáspora negra para o Festival Internacional de Locarno (2019-2020). Atualmente é curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ), do FINCAR (Festival Internacional de Realizadoras / PE) e da Baobácine Mostra de Filmes Africanos de Recife. Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro). É idealizadora e coordenadora do FICINE, Fórum Itinerante de Cinema Negro (www.ficine.org) e foi a programadora do Flaherty Film Seminar (Nova York) em Julho de 2021.

ONLINE

29 / NOV :: 19h