CINECLUBE BAMAKO
:: FILMES EM EXIBIÇÃO ::

PE-001.jpg

  PE-460: UMA LUTA  
  ANCESTRAL  

  (PERNAMBUCO, 2020, 16’, 14 ANOS)  
  de Jocicleide Valdeci de Oliveira, Jocilene Valdeci de Oliveira  

Durante décadas, o acesso ao quilombo de Conceição das Crioulas, no sertão pernambucano, só era possível por meio de uma estrada de terra. Eram Foram muitos anos de mobilização de organização política para forçar o Poder Público a agir e, finalmente, em 2020, garantir o devido direito de ir e vir com segurança aos moradores da comunidade.

Essa história é contada pelo próprios agentes da mudança social no documentário PE-460: Uma Luta Ancestral, produzido pela Crioulas Vídeo,a partir do projeto de Microbolsas de 6 Reportagens TERRITÓRIO VIVO, realizado pelo portal de mídia independente Marco Zero Conteúdo com o apoio da Repórteres Sem Fronteiras.

A comunidade remanescente de quilombo Conceição das Crioulas está situada a 42 quilômetros de Salgueiro e a cerca de 550 quilômetros do Recife. Contam os mais velhos que o quilombo teve início, no final do século XVIII, com a chegada de seis mulheres negras à região, guiadas por Francisco José, um escravo rebelado. Inicialmente arrendaram uma área de três léguas em quadra e, aos poucos, foram adquirindo mais terras graças ao trabalho artesanal na produção e fiação de algodão.

Atualmente, vivem na comunidade cerca de 750 famílias com uma população total superior a 3 mil habitantes. Em 1988, Conceição das Crioulas foi reconhecida como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares e, em 2000, recebeu o título de propriedade de uma área de 16.865 hectares.

ONLINE

01 / DEZ :: 16h

DISPONÍVEL ATÉ

03 / DEZ :: 16h

APENAS NO BRASIL